Instituto de Formação - comércio, turismo e serviços
 
 
 
 
 
INSTITUTO DE FORMAÇÃO
COOPERATIVA
PARCERIAS
DOMÍNIOS DE ACREDITAÇÃO
OFERTA FORMATIVA
APOIO ÀS EMPRESAS
BOLSA DE FORMADORES
LINKS
FAQ
NOTÍCIAS
CONTACTOS
 
     
     

MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E RESTAURAÇÃO

Este curso, na região de Braga, resulta de uma parceria entre o ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão - PORTO) e o IFCTS (Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços – BRAGA).

O ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão é um estabelecimento de ensino superior privado, fundado em 1979, que tem como objetivos fundamentais o ensino, a divulgação e o desenvolvimento das Ciências Empresariais, do Turismo e da Gestão Hoteleira. Atualmente, o ISAG é reconhecido como sendo uma das Escolas especializadas mais prestigiadas do país na área da Administração e Gestão de Empresas.

O IFCTS – Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços, CRL., é uma cooperativa de responsabilidade limitada, do ramo dos serviços – assistência técnica -, tem como missão facilitar ao tecido empresarial o acesso a instrumentos de modernização e qualificação das empresas, apoiando-as na procura de soluções que aumentem a sua competitividade.


PLANO CURRICULAR DO CURSO

Este Master Executivo encontra-se estruturado em 4 módulos de 27 horas, duração total de 108 horas.

Unidades curriculares

Objetivos

Nº horas

ECTS

Informação e Animação Turística

Pretende-se desenvolver esta temática de forma a dotar os formandos de conhecimentos essenciais, em História da região, Património, Informação Geográfica, preparando os intervenientes para a promoção turística, gestão de acolhimento e acompanhamento.

27

1

Docente: Mestre Varico Pereira – Diretor Técnico da TUREL – Turismo Cultural e Religioso

Protocolos de Atuação e Acolhimento (Inglês e Espanhol)

Pretende-se desenvolver os conceitos básicos de comunicação e acolhimento em Hotelaria e Restauração, dotando os formandos de um conhecimento genérico aplicado destas línguas, de modo a poderem interagir com os clientes e visitantes, de uma forma eficaz e clara, sobretudo no vocabulário técnico, nas técnicas de acolhimento e protocolo.

27

1

Docente: Dra. Mafalda Acebey – Docente do Instituto Superior de Administração e Gestão

Gestão de Negócio – controlo de custos, orçamentação e previsão

Tem como objetivo desenvolver as melhores técnicas e práticas de orçamentação e controlo de custos de uma unidade de negócio, dotando os formandos de conhecimentos essenciais na gestão destas matérias nomeadamente no cálculo de rendibilidade nas áreas de alojamento, alimentação e bebidas, técnicas de análise e previsões, controlo de custos e fichas técnicas (em restauração e bar).

27

1

Docente: Dr. Joaquim Ribeiro – Administrador do Hotel Douro Palace

Comunicação e Negociação

Com base nos princípios e técnicas transversais da comunicação, iremos partir, de forma organizada, na busca de resultados otimizados na área da informação e da persuasão, de modo a permitir o estabelecimento de relações formais e causais no âmbito da negociação empresarial.

27

1

Docente: Mestre Paulo Vieira de Castro – Diretor do Centro de Estudos Aplicados do Instituto Superior de Administração e Gestão

FUNCIONAMENTO

As aulas terão lugar às terças e quintas-feiras das 15 horas às 19.30 horas.

LOCAL

O Curso terá lugar nas Instalações do IFCTS – Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços, Crl., sitas à Galeria Comercial dos Chãos, Rua dos Chãos, N.º 92 – 2º andar, 4710 – 230 Braga.

CONVÉNIOS:

Por convénio com o IFCTS – Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços, a ACB - Associação Comercial de Braga, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, TUREL – Turismo Cultural e Religioso e com a entidade promotora, é proporcionado aos associados/alunos um desconto de 15% no valor do curso.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Pagamento numa única prestação de € 1.300,00, no ato da inscrição, ou, em opção, pagamento de 50% no ato da inscrição e os restantes 50% até 15 de Abril de 2012
Estes valores estão isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º, n.º 11 do CIVA. O custo total do curso inclui toda a documentação, assim como o certificado de frequência ou diploma.


INFORMAÇÕES E CONTACTOS

IFCTS – Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços, CRL

Galeria Comercial dos Chãos - Rua dos Chãos, 92 - 2º andar -4710 – 230 Braga

Telefone: 253 265 403/5, Fax: 253 220 507
e-mail: geral@institutodeformacao.com

ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão
Rua do Campo Alegre, 1376 - 4150-175 Porto
Telefone: 220 303 200/239, Fax: 226 099 223
e-mail: ingressos@isag.pt
 

CORPO DOCENTE

Para assegurar o funcionamento do curso, a instituição dispõe de um corpo docente próprio, altamente qualificado, em termos académicos e profissionais, com um perfil devidamente adequado às áreas científicas que integram a sua estrutura curricular.

METODOLOGIAS DE ENSINO

As metodologias de ensino e aprendizagem, definidas com maior detalhe ao nível das áreas científicas e das unidades curriculares, serão uma peça fulcral no desenvolvimento deste processo, indo de encontro à pretendida aquisição de saberes e competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma atividade de carácter profissional.

Nesta conformidade, estão previstas aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão conceitos, metodologias e técnicas, com recurso a bibliografia, textos informativos e meios audiovisuais. Pretende-se propiciar a análise e discussão de temas concretos, estudos de casos e situações reais do contexto da gestão hoteleira e restauração, que permitam o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem.

Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

DIREÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO

Mestre Paulo Vieira de Castro e Mestrando Joaquim Ribeiro.

AVALIAÇÃO DO CURSO

A avaliação no curso será facultativa. Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, incluindo, entre outras modalidades de avaliação, a realização de casos práticos e trabalhos efetuados durante o curso.

CONDIÇÕES DE CREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

No final do Master Executivo em Gestão Hoteleira e Restauração serão atribuídos:

  • Um diploma de Master Executivo em Gestão Hoteleira e Restauração, aos participantes que frequentarem o curso e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
  • Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares do Master será atribuído um certificado de frequência, em que sejam mencionados as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.
  • Um certificado de frequência, aos participantes que o frequentarem e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;

Serão atribuídos créditos ECTS apenas aos estudantes que obtenham aprovação no Master ou a unidades curriculares integrantes do seu plano curricular, detentores de, no mínimo, 12º ano.

INSCRIÇÃO

Para efetuar a inscrição é necessário a entrega dos seguintes documentos:

  • 1 Fotografia;
  • Ficha de candidatura anexa;
  • Curriculum Vitae (modelo europeu);
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
  • Fotocópia do NIF.
  • Documento comprovativo de associado/aluno

» INSCRIÇÃO